• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Com ética, honestidade, comprometimento, segurança, confiabilidade, respeito, qualidade, satisfação,e trabalho em equipe.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Governo quer resposta de chineses sobre ferrovia bioceânica até Brics

Tebet está à frente do assunto na China e disse à CNN que estatais do país seguem analisando ferrovias do Brasil

O governo brasileiro quer uma resposta das estatais chinesas sobre a possibilidade de investir em ferrovias no Brasil até a Cúpula dos Brics, que acontece nos dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro. Destravar este assunto é um dos principais objetivos da comitiva brasileira que visita o país asiático nesta semana.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, compõe a comitiva, está à frente das conversas sobre o assunto e confirmou à CNN que os chineses ainda seguem estudando o projeto. A ideia é ter uma resposta até a visita de Xi Jinping à capital fluminense.

O principal objetivo é atrair os chineses para projetos de ferrovias que viabilizem um corredor bioceânico — ligando Atlântico ao Pacífico — na América do Sul.

No território brasileiro, a ideia é receber dinheiro para as ferrovias de Integração Centro-Oeste (Fico) e de Integração Leste-Oeste (Fiol). Este corredor de 2,7 mil quilômetros de trilhos cortaria o Brasil horizontalmente, passando pelos estados da Bahia, Tocantins, Goiás e Mato Grosso.

O projeto faria parte de uma rota de escoamento de mercadorias que segue a oeste e termina no Porto de Chancay, no Peru — megaprojeto que contou com US$ 3,5 bilhões em investimento chinês e serve como “porta de saída” para produtos da América do Sul irem à Ásia.